quinta-feira, 23 de abril de 2009

Monasterio de Las Viñas Reserva 2003

Elaborado por Grandes Vinos e Vinedos, na DO Cariñena, Espanha, este tinto é um corte de Garnacha, Tempranillo, Cariñena e Cabernet Sauvignon, provenientes de vinhedos com idade média de 40 anos e produção ao redor de 6000 kg/hectare. Estagia 12 meses em barrica americana. 13% vol.

Tradicionalmente, a Espanha, assim como Portugal, respeita e defende muito as suas castas autóctones e não é muito comum encontrar as franco-mundiais em seus vinhos. No entanto, tenho observado em alguns vinhos da DO Cariñena que os bodegueiros de lá costumam usar, principalmente, a Cabernet Sauvignon em seus cortes, talvez pra buscar a padronização dos seus produtos com o "gosto" parkeirizado. Se for isso, acho bobagem. A boa notícia, para o meu paladar, é que a safra 2005 deste vinho já descartou a CS.

A predominância de Garnacha é evidente, tanto na cor, quanto nos aromas. Em taça, sua cor tende ao cereja. Em nariz, groselha na frente, frutas maduras, algum herbáceo, baunilha. Em boca, tâninos um pouco rústicos, acidez equilibrada, bom corpo, confirma groselha, herbáceo. Persistência 10+. Retrogosto com frutas, herbáceo.

Presente da Renata, este vinho foi companhia de uma noite de conversas, enquanto beliscávamos queijos, salame e pães. Cumpriu bem o seu papel, mas creio que a companhia de um prato lhe faria melhor. Deve ir bem com molhos à base de tomates, carnes não muito untuosas, talvez, até, com alguns cortes suínos, costela.

Não se trata, necessariamente, de um best buy, mas agrada.

Importado pela Delmaipo, em Brasília pode ser encontrado na Brilho Importados.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...