terça-feira, 7 de abril de 2009

Arte Brut Champenoise 2007

Este ótimo espumante nacional é elaborado no Vale dos Vinhedos pela Casa Valduga, com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir pelo processo champenoise e com envelhecimento de 12 meses. 12,5% álc.

Amarelo palha bem clarinho, tem perlage fina e abundante. Aromas cítricos dominam, com notas de fermento e algum floral também. Em boca, acidez refrescante, cremosa, bom corpo. Boa persistência aromática. Perdeu um pouco de intensidade na taça.

Desta vez foi provado sozinho, apenas como pano de fundo para uma noite de filmes e boa conversa. Vai muito bem sozinho, como entrada ou fazendo as vezes de aperitivo, mas tem atributos para escoltar peixes brancos em preparação a la plancha.

Por que eu o considero um "ótimo" nacional? Porque este Arte Brut Champenoise 2007 foi, até aqui, o espumante nacional mais justo que eu pude provar. Custa ao redor dos R$20 (ou seja, menos do que muitos Charmat), não tem arestas que o desqualificam e oferece muito prazer na degustação.

Em Brasília pode ser encontrado na Super Adega.

2 comentários:

Vinho para Todos disse...

Confrade, assino em baixo. Esse foi o espumante que escolhi em 15/12/08 quando os integrantes da Confraria Brasileira de Enoblogs indicou um espumante acessível a seus leitores.

Confira: http://vinhoparatodos.blogspot.com/2008/12/arte-espumante-brut-2007.html

Saúde!

MFS disse...

Opa VPT,

Nosso mercado precisa mesmo de mais produtos como este espumante.

Valeu pela visita, volte sempre!

Abs.,
Marcus

Alguns outros posts interessantes...