domingo, 1 de março de 2009

Alta Vista Classic Torrontés 2007

Argentino, de Salta, este 100% Torrontés é produzido pela Bodega Alta Vista. O contra-rótulo cita envelhecimento em carvalho, sem especificar qual, quanto e como. 14% álc.

Este é o primeiro vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblogs e foi escolhido pelo Confrade Cristiano Orlandi do enoblog Vivendo Vinhos.

Amarelo palha, bem clarinho. Em nariz, primeiro cítricos, abacaxi, florais, depois tangerina ficou mais evidente. Em boca, confirma abacaxi e tangerina, acidez muito refrescante, nada dos 14oC de álcool. Nada de madeira também. Ligeirinho. Fundo de taça com tangerina bem evidente, muito interessante.

Mais gelado, ótimo como aperitivo, minha preferência. Uns dois ou três oC mais aquecido, bom para a mesa. Acompanhou casquinha de siri e os dois cresceram juntos. Seu álcool, acidez e corpo fizeram boa frente para a untuosidade deste "petisco" de nossas praias (eu preparo com dende e leite de côco).

Em Brasília é comercializado pela Scotch House (por este eu paguei R$27... boa compra!) e importado por empresa local. Creio que exista(m) outro(s) importador(es) para os demais estados.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...