quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Vika Oak Syrah 2007


Elaborado por Bodegas La Guarda, em San Juan, Argentina, amadurece 6 meses em barricas de carvalho americano. 13,6% vol teor alcoólico.

Dentre as três linhas produzidas por esta bodega, Vika é aquela destinada à exportação.

O primeiro detalhe que chamou a atenção foi a rolha, negra, com a marca estampada em prata, de um material que lembra borracha. Interessante. Muito mais bonita que as tradicionais rolhas sintéticas. Particularmente, eu gosto de encontrar estas rolhas em vinhos jovens.

Rubi, translúcido, brilhante. Em nariz, ainda muito fechado, mostrou frutas maduras e madeira. Álcool presente. Em boca, confirma, mas madeira vem à frente e domina o retrogosto (15+). Ainda um pouco desequilibrado, com álcool e acidez sobressaindo, apesar dos bons tâninos. Creio que vá melhorar, mas não tem estrutura pra ir muito longe. A outra garrafa vou guardar por 1 ou 2 anos no máximo.

A companhia à mesa foi saudosista, Frango com Polenta, pra lembrar de minha terra natal e, mais ainda, dos bons tempos de uma rota gastronômica muito famosa entre os anos 80 e 90, hoje em baixa e com restaurantes decadentes. Para os Paulistanos, como eu, este prato é pra lembrar dos tempos áureos da Rota do Frango com Polenta, no bairro Demarchi, SBC. Época de metalúrgia em alta, nosso atual presidente da república iniciando sua militância sindical, o ABC Paulista concentrava renda per capita elevada e "bombava". Os restaurantes do Demarchi eram destino certo dos finais de semana de inúmeras famílias, havia filas enormes. E a comida era muito, muito boa.

O meu frango eu tempero com manteiga de ervas, espalhada sob e sobre a pele do penoso. Regado com vinho branco, assa sobre leito de mirepoix e miúdos. A polenta, desta vez, estava temperada com funghi secchi.

Bom, como o assunto é vinho... Este melhorou muito com a comida. Foi bem com o frango, sem suplantá-lo em demasia. O encontro com ervas e especiarias foi muito bom. Com a polenta o casamento também foi bom, me fez lembrar de alguns chianti. Neste momento de sua vida, o Vika Oak é um vinho muito gastronômico.


Foi importado pela Sociedade da Mesa e não tenho certeza se ainda está disponível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora ele vem pela MS Com de Vinhos. Telefone 11- 3662 0658

Anônimo disse...

Pode encontrar no www.bodegas.com.br por menos de 20.00 R$

Alguns outros posts interessantes...