quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Serna Imperial Reserva 1999


Outro Rioja, este produzido pela Bodega Valsacro - Grupo Benito Escudero. Corte Tempranillo (70%), Mazuelo (20%) e Garnacha. Amadurece por 14 meses em barricas, mais 28 meses engarrafado nas caves, antes de ser comercializado. 13% vol alcoolico.

Foi provado há 3 meses.

Rubi com bordas alaranjadas, evidenciando a idade, mas ainda muito denso. No nariz, frutas, madeira, canela, alguma especiaria, precisou de algum tempo para se abrir. Na boca, muito equilibrado, fresco, persistente (20+). Mais clássico do que o Luis Cañas postado anteriormente. Manteve-se impecável e evoluindo durante todo o almoço.


Novamente, uma harmonização Rioja e Paella, desta vez uma Marinera... E, como não podia deixar de ser, ponto alto no encontro com o açafrão. Poderia muito bem ter sido harmonizado com cordeiro ou qualquer outro prato a base de carnes de caça, assados etc, porém, o prato não deve ser muito untuoso, e, pelo estilo, não creio que vá bem com molhos à base de leite, talvez um preparo à moda provençal possa cair bem.

Importado pela Cava de Vinhos, este foi comprado em São Paulo, na Bodega MK 17. Pode ser encontrado em Brasília na Umami, que fica na 303 Sul.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...