terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dyade 52 Pinot Noir 2007

Há pouco mais de dois anos, um grupo de empresas vinícolas da Alemanhã, das regiões de Baden e Württemberg, criou um consórcio para a exportação de vinhos. Esta associação engloba mais de 7000 famílias vinicultoras e 6000 hectares de vinhedos nestas duas regiões. Alguns destes vinhos são exportados sob a marca Dyade 52.

Este PN foi produzido com uvas de vinhedos de Baden e envelhecido em grandes tonéis de carvalho por 9 meses. 13,5% vol álc.

Rubi claro, lembrando cereja, levemente atijolado. Límpido, brilhante e translúcido.

No nariz muita fruta vermelha (cereja, morango, amora), notas terrosas e de madeira (baunilha e chocolate ao leite na medida certa), complementadas por traços de especiarias.

Corpo leve para médio, taninos finos e muito frescor. Álcool presente, quente. Fim de boca com uma gostosa cereja, que permanece nas retronasais por longo tempo. 20+.

Com preço ao redor dos R$ 60,00, este Pinot Noir se encaixa entre alguns dos entry-level da Borgonha, mas, emho, oferece mais do que muitos destes vinhos franceses. Tipicidade, elegância e intensidade são bons descritores de suas qualidades.

Se puder, conheça também os dois Rieslings da linha (o de Württemberg a R$ 120 é caro, mas vale à pena) e o Lemberger, um tinto que tem o privilégio de ser elaborado com esta uva autóctone e difícil de ser encontrada fora da Alemanha.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...