quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Periquita: 160 anos de sucesso

Periquita
Image by Hitoriki via Flickr


Suas vinhas de Castelão foram plantadas em 1846 por José Maria da Fonseca. O primeiro vinho foi elaborado em 1850. Conta a história que foi, também, um dos primeiros, senão o primeiro, vinho a ser engarrafado para, então, ser comercializado.

Hoje um dos vinhos da base da gama da JMF, no passado os cuidados dedicados evidenciavam maior prestígio. Conta-se que os rótulos eram impressos em Paris, as garrafas produzidas em Inglaterra e França, e até um perito Catalão fora contratado para selecionar as rolhas de melhor qualidade.

Sucesso de vendas, é a marca de vinhos de maior volume de exportação entre as marcas portuguesas. Sua confraria reúne enófilos de todos os cantos do mundo, dentre os quais, muitas personalidades brasileiras. E essa reunião é aguardada sempre com muita expectativa.

Tradicionalmente elaborado a partir da uvas Castelão, que por muito tempo foi a varietal absoluta deste caldo, atualmente vê-se Trincadeira e Aragonez em seu blend. Muitos enófilos tem saudades do tempo da Castelão absoluta.

Os tempos modernos fizeram também a família crescer e a JMF somou o Periquita Branco, o Periquita Reserva e, mais tarde, o Periquita Rosé à marca, criando, assim, uma família de vinhos Periquita.
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...