domingo, 15 de agosto de 2010

BLANKbottle: Não compre pelo rótulo...


Curioso e inovador! Em 2004, Peter Walser, um sul-africano esportista e apaixonado por vinhos, decidiu que passaria a produzir e comercializar os seus vinhos. Mas como fazê-lo sem vinhedos, adega e demais infra-estruturas?

Para a produção, estabeleceu diversas parcerias e conduziu uma criteriosa seleção de matéria-prima. Na comercialização, apoiou-se na abrangência da web, com loja eletrônica e um blog para divulgar a idéia e seus produtos.

A marca, como mostram as garrafas acima: BLANKbottle. Nada poderia ser mais literal. Em suas garrafas nenhuma informação sobre uvas, assemblange, safra, envelhecimento, barricas etc. É quase como uma "degustação às cegas". A propósito, para os seus convidados, a menos que você divida a informação, será mesmo uma prova às cegas.

O projeto fez muito sucesso, a variedade de castas aumentou, mas a escala, de cada linha, continua limitadíssima. Muitas vezes com menos de 1000 garrafas disponíveis. Cortes e varietais consagrados na África do Sul, mas, também, vinhos de cepas não muito comuns por lá, como grenache, mourvedre e zinfandel.

Atualmente, além da loja virtual, já é possível encontrá-lo em alguns distribuidores por aquelas bandas. Quem sabe um dia não chega por aqui? 

No vídeo abaixo, Peter pedala um pouco e prova uma de suas blank bottles em meio a um vinhedo. Uma rara oportunidade em que o esporte está associado à bebida de Baco. Aliás, não me lembro de outro vinicultor que seja patrocinado por empresas do esporte, como Giant e O'neill.

http://www.youtube.com/watch?v=lfLChZcc6B8&feature=player_embedded

Uma dica, não tente fazer o mesmo com uma garrafa de espumante...

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