segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bourgogne Hautes Côtes de Nuits 2006


França, Borgonha. Maison Jean-Baptiste Béjot, um negociante com mais de 100 anos (mais precisamente desde 1891) de atividades na Borgonha, elabora este Pinot Noir com passagem por barricas novas de carvalho francês. 13% vol álc.

Em taça apresenta uma belíssima cor cereja, bastante típica, brilhante, translúcida e com pequeno traço de evolução em suas bordas.

Nariz, igualmente, típico. Mistura de frutos vermelhos, notas terrosas e discreta madeira. A análise detalhada apresenta cereja, groselha, framboesa, morango (maduro), cravo, canela, louro. As notas de madeira são elegantes, porém mais difíceis de decifrar.

Corpo médio, taninos sedosos e acidez bem encaixada no conjunto, com bastante frescor. Aromas passam por tutti-fruti, framboesa, canela, "traço" de baunilha com um fundo de madeira elegante. Frutados nas vias retronasais, permanece vivo por mais de 20 segundos.

Há uns dois anos eu tive a oportunidade de provar a safra 2004 deste vinho que, assim como a safra 2006, me encantou. Em ambas pude encontrar muita tipicidade e elegância.

Este borgonha está em bom momento de consumo e talvez apresente alguma evolução em um ano, com condições de se manter no auge, ainda, por uns dois anos.

Foi testado ao lado de pato assado ao molho de laranja e risoto de mussarela de búfala, alho-poró e tomate. Foi melhor com o risoto. Conversou com o pato, mas não houve harmonia. Irá bem ao lado de pratos leves, carnes brancas, salmão ao cartoccio ou, se um tinto for imprescindível, pode até acompanhar um peixe de carne branca assado.

Importado e distribuído pela Vintage Vinhos, esta boa compra me custou menos de R$ 50 há dois anos, mais ou menos. Se não me engano, esta safra ainda está disponível no importador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Marcus, boa tarde.

O IBRAVIN tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do saca-rolhas, símbolo dos vinhos do Brasil, no dia 29 de julho. O evento, exclusivo para convidados, terá a presença dos Irmãos Campana, que irão apresentar o mais novo objeto de desejo assinado pela dupla.

Precisamos do seu e-mail e endereço para enviarmos o convite eletrônico e físico. Peço que entre em contato conosco pelo e-mail eventos@textoassessoria.com.br ou pelo telefone 11 2198-1862.

Sua presença será muito importante!

Obrigada,
Cristina Vedovato
Texto Assessoria de Comunicações

Alguns outros posts interessantes...