quinta-feira, 1 de julho de 2010

Neethlingshof Sauvignon Blanc 2010 #cbe

África do Sul, Stellenbosch. Neethlingshof Estate elabora este varietal Sauvignon Blanc sem passagem por barricas e ligeiríssimo estágio em tanques de aço inox. 13,5% vol álc.

Este é o vinho que escolhi para abordar na Confraria Brasileira de Enoblogs neste mês. A indicação coube ao confrade Luis Sérgio do enoblog Vitis Vinifera, que indicou o SB "da Copa da Fifa", o Nederburg 2010 SB 2009, mas deixou a escolha de outro SB sul-africano no caso de quem já comentou o vinho indicado. Bom, eu ainda não comentei o vinho da copa, mas também não podia ignorar este Neethlingshof que acabava de chegar direto da vinícola, pelas queridas mãos da minha amada, ainda mais sendo um branco tão jovem. 2010!

Vamos a ele...

Cor jovial, amarelo palha, bem clarinho, com reflexos verdeais.

Nariz típico e cativante. Com a temperatura baixa, os cítricos dominam, dois graus mais aquecido, frutas doces e maduras dão o ar da graça. De início a maçã-verde domina, mas basta a temperatura subir um pouquinho para a paleta evoluir. Surgem lima da pérsia, grapefruit, pêssego, grama cortada e aspargos.

Corpo médio, muita refrescância e umas notas carbônicas, que dão aquela agulhada na ponta da língua, são as principais sensações no palato. Aromas são como uma bela salada de verão, com cítricos, aspargos e mais "algum matinho". Final de boca longo, 20+, com grapefruit, lima da pérsia.

Muito versátil, este SB vai bem como aperitivo, como acompanhamento dos pratos de entrada, ou mesmo, acompanhando pescados, frutos do mar ou uma carne branca. Nesta ocasião, acompanhou um belo fricassé de frango com folhas de mostarda. Seu corpo foi bem com a untuosidade do molho e a refrescância foi suficiente para limpar o palato e preparar para a próxima garfada.

É o meu primeiro SB sul africano, e deixou boa impressão, certamente provarei outros. É, também, o primeiro rótulo desta vinícola, e os demais, que estão devidamente adegados, serão provados com grande expectativa.

Custou-nos no varejo da vinícola 50 Rands Sul Africanos, algo como uns R$12,00. Uma verdadeira pechincha.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...