domingo, 2 de maio de 2010

Boccantino Nero D´Avola Shiraz 2007

Italiano, este tinto é elaborado por Schenk Italia Spa, a partir de um assemblage de uvas Syrah e Nero d'Avola de vinhedos da ensolarada Sicília. Estágio de amadurecimento em barricas de carvalho. 13% vol álc.

Vermelho brilhante e translúcido.

No nariz sobressaem-se as notas de frutas maduras, vermelhas e negras, especiarias, hortelã, café, chocolate e baunilha.

Corpo e acidez médias, são acompanhados por taninos finos e elegantes. Frutas vermelhas e notas de madeira dominam o retrogosto, no entanto, num determinado momento surge uma nota de tangerina, tipo ponkan, que, se por um lado pode ser estranha para um tinto, por outro, estava muito agradável e aportou identidade a este vinho.

Simples e baratinho, este tinto de preço ao redor dos R$25 (R$ 36 na Braumeister, onde o consumi) é mais uma boa opção para o dia a dia.

Nesta ocasião, acompanhou, sem pretensão alguma de harmonização, um prato de eisbein, kessler, salsichas alemãs e chucrute. Por ser jovem e com boa acidez, até que funcionou. Carnes vermelhas, frango, massas, panquecas etc também funcionarão.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...