sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O vinho de 2009 do blog Azpilicueta

Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RSImage by Moisés Sbardelotto via Flickr


Iniciativa do Alexandre Frias, a (boa) idéia é somar, multiplicar, as experiências de diversos blogueiros e postar "o maior post sobre vinhos, do Mundo!". Cada blogueiro deve escrever sobre o melhor vinho que provou em 2009.

Bom, escolher uma, apenas uma, entre tantas oportunidades interessantes vividas a cada taça servida, pode ser uma tarefa desleal. Portanto, resolvi indicar alguns dos melhores vinhos que provei e postei:

* Espumante: Benito Escudero Brut. Chapenoise em 36 meses. 100% Viura.
* Branco: Becquer Blanco 2005, Viura, passagem por barrica, frutas e toques oxidados, num fundo muito refrescante. Longa persistência.
* Tinto: Pera Manca. Nariz muito elegante, com frutas, terra, especiarias, herbáceos, muitas camadas. Redondo. Não dá pra contar a persistência.
* Sobremesa: Corazon Latino. Pedro Ximenes. Alegre, fresco, intenso.

Bom, seria fácil, cômodo e "bacana" escolher o Pera Manca o "meu vinho do ano", no entanto, ele entregou tudo o que eu esperava, logo, apesar de ter sido muito bom, não houve muita surpresa. A surpresa ficou por conta de um nacional, de uma vinícola pequena da Serra Gaucha, de preço bem mais modesto, de uma casta que não é exatamente a que eu mais aprecio.

Meu vinho: Viapiana Via 1986 2004 (Vinícola Viapiana)

100% Cabernet Sauvignon, 6 meses em carvalho francês, mais 6 meses em garrafa antes de ir ao mercado.

Rubi, brilhante, com reflexos violáceos. Nariz com frutas negras, aromas amadeirados, como baunilha, chocolate, toques herbáceos e especiados. Encorpado, apresenta total integração entre taninos (elegantes e persistentes) e refrescante acidez. Final de boca com toques de pimenta negra, madeira, defumado, ameixa. 30+.
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...