segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Via 1986 2004

Este 100% Cabernet Sauvignon é elaborado pela Vinícola Viapiana em Flores da Cunha, Serra Gaúcha, RS. Estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês e outros 6 meses em adega, após engarrafamento. 13,7% vol álc.

Rubi, brilhante, com reflexos violáceos. Nariz com frutas negras, aromas amadeirados, como baunilha, chocolate, toques herbáceos e especiados. Encorpado, apresenta total integração entre taninos (elegantes e persistentes) e refrescante acidez. Final de boca com toques de pimenta negra, madeira, defumado, ameixa. 30+.

Eu que não sou fã desta nobre casta francesa, tenho que reconhecer que este é um bom vinho nacional. Correto, complexo, só cresceu ao longo das mais de duas horas que durou sua degustação. Um belíssimo vinho! Produto de uma vinícola pequena, da qual já provei os finos de todas as gamas e só tive boas surpresas. Ainda por cima, gastronômico, como esperamos ser todos os bons produtos de nossa Serra Gaúcha.

Acompanhou almocinho tranqüilo de domingo, espaguete com ragú de costela bovina e redução de cabernet sauvignon. O prato estava muito bom (foi uma boa volta às panelas e ao fogão, depois de pausa de mais de 3 semanas), com interessante untuosidade, devidamente enquadrada pela acidez deste Via 1986. Pra mim, uma harmonização perfeita!

Pra completar o quadro, creio que esta safra ainda tenha uns dois anos de evolução em garrafa, mas parece-me ter estrutura para manter-se no auge por mais uns 5 anos.

O que esperar, então, da tão comentada safra 2005? Saberei em breve...
Adquirido em SP, na Imigrantes Bebidas, entendo ser uma excelente compra, mesmo ao redor dos R$45, preço pago em março/2009.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...