terça-feira, 29 de setembro de 2009

Marques de Tomares Crianza 2005

Este espanhol, de Rioja, é elaborado por Union de Viticultores Riojanos, uma bodega que produz 25% das uvas que precisa, e se abastece do restante com mais de 250 pequenos viticultores. O controle de toda a produção, própria e externa, segue sob o cuidado da UVR.

Corte típico da Rioja, com Tempranillo (90%), Graciano (3%) e Mazuelo, este crianza estagia 12 meses em barricas de carvalho americano, com uma trasfega aos 6 meses. Complementa seu amadurecimento com 14 meses de adega, após engarrafado.

Rubi brilhante, com alguma densidade. Nariz muito expressivo, complexo, com frutado (morango, cereja, groselha) bem integrado à madeira (baunilha, xarope de groselha com leite). Corpo médio, com taninos presentes e levemente adstringentes, casados com acidez na medida certa. Em boca o frutado tem mais força do que a madeira. Permanece longamente em boca e nariz. 30+.

Se vinho é emoção, como muitos dizem (e eu concordo), então os Riojas me trazem tenras emoções da infância: meu amado pai, de hábitos simples, de quando em vez, com suas manias sazonais, costumava preparar, logo antes de dormir, um copo americano de leite com xarope de groselha e um pedaço de goiabada com queijo... E nós apreciávamos juntos este último lanchinho do dia, de pé na cozinha, ou na sala, acompanhando algum dos últimos telejornais do dia. Quem conhece a combinação, sabe dos aromas que estou dizendo... E eu os encontro nos Rioja... Vai ver é por isso que os tenho como meus prediletos.

Trata-se de um bom vinho, excelente custo-benefício, na faixa dos R$50,00, ou abaixo, dependendo da cidade. Não à toa faturou o primeiro lugar em uma degustação comandada pela Revista Prazeres da Mesa, em sua edição de Agosto. Dentre todos os vinhos apresentados pela revista eu conheço alguns e não sei se este Marques de Tomares seria a minha escolha, pois a lista contempla alguns Reserva também, nomes de peso, mas garanto que ficaria no top 3.

Ainda vivo e com mais uns 5 anos pela frente, estou tentado a comprar mais algumas garrafas e ir provando ano após ano pra ver como se comporta... Já provei alguns crianza com mais de 12 anos de idade que davam o que falar...

Como todo bom Rioja, este também é muito gastronômico. Seu auge deve ser ao lado de um cordeiro, mas não fará feio com magret de pato, ou mesmo carnes vermelhas, grelhadas ou assadas. E se você não abre mão do tinto nem na hora do peixe, então este crianza torna-se uma boa opção. Qualquer que seja a carne, prepare um arroz com açafrão e será o acompanhamento perfeito. Hoje, pra atender aos desejos da minha querida, acompanhou, e bem, estrogonofe de filé, mas os molhos não são o seu forte.

Importado pela Casa Flora/Porto a Porto, pode ser encontrado em todo o país, em wine stores e em algumas redes de supermercados. Em Brasília encontra-se na Casa Ouro, onde o adquiri, e na Super Adega, entre outros.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...