quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aimery Grand Cuvée 1531 Brut Rosé 2006

Elaborado por Sieur d'Arques, este Cremant de Limoux, é um espumante champenoise (15 meses), com assemblage de 70% Chardonnay, 20% Chenin Blanc e 10% Pinot Noir. 12,5% vol álc.

Bela cor salmão, com elegante perlage fino e constante. Frutado, com morango, pêssego, melancia, cítricos. Boca seca e estruturada, marcada por refrescante acidez.

Acompanhou carpaccio de filé e saladinha de folhas, foi bem, mas tem estrutura para pratos mais encorpados. Deve ir muito bem com salmão e atum grelhados, ou assados ao cartoccio. Lombo de porco recheado com creme de cogumelos, assado ao forno também deve ser boa companhia. Num dia de churrasco, não deve decepcionar ao lado de algumas carnes vermelhas.

Estava de olho neste espumante já há alguns meses, após vê-lo envolvido em longa discussão no Fórum Enológico. Provei e só me arrependi de ter demorado tanto. Aprovei e o preço, R$ 36,00 (em Brasília no Super Maia, em São Paulo nos Supermercados Coop e no Rio de Janeiro no Zona Sul), está bem alinhado, em minha opinião, para a faixa de preços. Achei-o superior à maioria dos nacionais que costumo provar (Adolfo Lona, inclusive).

Sobre a região de produção, Limoux, está localizada no sudoeste francês, Languedoc-Roussilon, e recentemente foi reconhecida como a região que primeiro elaborou um vinho espumante, no ano de 1531, muito antes de Dom Perignon, em Champagne. Seus espumantes, majoritariamente levam Chardonnay, Chenin, Mauzac e Pinot Noir.

Desta vinícola, tenho ainda o espumante Brut (Chardonnay, Chenin, Mauzac), um Pinot e um corte, pra mim, muito especial, Merlot (minha casta preferida para os nacionais) e Grenache (curto muito os Garnacha espanhóis), sendo que os tranquilos custaram ao redor dos R$20,00. Vou prová-los e postá-los antes de tecer mais comentários sobre qualidade, mas é mais do que evidente que o Languedoc-Roussilon está invadindo o Brasil com vinhos a bom custo e a julgar por este espumante, a relação custo x benefício parece muito interessante.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...