sábado, 13 de junho de 2009

Les Caprices d'Antoine 2005

Este AOC Côtes-du-Rhône, elaborado por Ogier Caves de Papes Négociants, é uma assemblage de Grenache, Syrah e Mourvèdre, provenientes de vinhedos da região Châtaeuneuf-du-Pape. Estágio em barricas de carvalho. 13,5% vol álc.

Serviço: Arejamento 40 min em garrafa e outros 20 min em taça.

Rubi violáceo, denso e brilhante. Nariz muito vivo, apresenta frutas vermelhas, chocolate, baunilha e leve tostado. Depois de algum tempo, surge couro. Em boca, corpo médio para leve, tâninos suaves, com acidez presente. Confirma nariz. Demontra evolução. Mais longo em boca do que em nariz, persistência 20+.

Foi a segunda garrafa provada em 8 meses. Esta estava mais interessante e aberta em nariz, com tâninos mais aveludados. No entanto, a primeira tinha mais corpo. Os sinais da "boca" atuais indicam que não terá vida muito longa, na verdade, creio que atravessa sua melhor fase, que não deve durar muito tempo até começar o declínio. Uma pena, pois a cor e o nariz dão pistas de vida mais longa.

Harmonizou-se, perfeitamente, com Boeuf Bourguignon (preparado com tinto Syrah) servido com Papardelle.

Importado, distribuido e comercializado pela Vintage Vinhos. Com preço ao redor dos R$45, é uma boa escolha, porém deve ser consumido logo.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...