domingo, 29 de março de 2009

Anselmann Spätburgunder 2004

Este alemão, produzido na região do Pfalz, sudoeste alemão, próximo ao vale do Reno, é elaborado pela quadricentenária Vinícola Anselmann com 100% Spätburgunder, ou, se preferir, 100% Pinot Noir. É possível identificar estágio em barrica e no site diz que todas as barricas são de carvalho francês, no entanto, não encontrei informações sobre a duração do período de amadurecimento. Teor alcoólico 13,5%.

Bela cor cereja com reflexos de envelhecimento em suas bordas. No nariz, morango, cereja, madeira, baunilha. Complexo, precisou de tempo para abrir. Em boca, tâninos falam mais alto que a acidez correta. Retrogosto remete às frutas vermelhas. Fundo de taça com baunilha bem presente. Persistência 10+. Só cresceu ao longo das 2:30hrs em que a garrafa permaneceu aberta.

No final da garrafa surgiram alguns cristais, que não atrapalham a sensação olfativa, mas mudam um pouco a textura do vinho, portanto, se não for decantar, é bom tomar cuidado.

Acompanhou Magret de Pato ao Molho de Ameixas, que preparei para comemorar, com uma semana de atraso, nosso 6o. aniversário de casamento. Considerando que o vinho foi usado no molho e que a Pinot Noir é companheira tradicional do pato, posso dizer que a harmonização foi perfeita.

Em Brasília é distribuido pela Visconte e comercializado pela Adega Brasília.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...