sexta-feira, 13 de março de 2009

Vega Ibor 2004

Elaborado por Bodegas Real, cujos vinhedos situam-se em La Mancha, Espanha, este 100% Cencibel (nomenclatura da Tempranillo nesta localidade) é um Vino de La Tierra de Castilla que estagiou 6 meses em barricas de carvalho americano e outros 18 meses em garrafa antes de sua comercialização. 13,9% vol. alc.

Rubi brilhante. No nariz, primeiro, ataque de café, depois, frutas maduras, ameixa surgiu depois de algum tempo, ponto fraco para o álcool muito presente. Em boca, tâninos um pouco rústicos, acidez agradável, leve amargor, menos álcool do que em nariz. Pouca persistência retronasal, mas longo em boca.

Depois de uma viagem por Macéio, com muitos peixes e brancos, este paulistano precisava matar saudades da pizza - e dos tintos. Este Vega Ibor acompanhou pizzas de Lombo e Quatro Queijos, e foi bem com as duas.

Esta é a segunda garrafa provada em 6 meses. A primeira me pareceu mais equilibrada em boca e nariz mais potente a frutas, no entanto, nesta segunda garrafa, a nota de café deu o ar da graça e deixou o conjunto mais "complexo".

Foi importado pela Sociedade da Mesa e pelo que sei ainda está disponível. Vale a compra, mas nao creio que deva ser guardado por muito tempo.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...