Rubi com reflexos granada. Límpido, denso e brilhante.
Nariz com presença de ameixa, cereja, morango (geléia), framboesa, caramelo, tostados, chocolate, especiarias, páprica doce e florais.
Corpo médio e acidez presente. Seus taninos são, ao mesmo tempo, finos e elegantes, porém, marcantes e vigorosos. Passo por boca é suave e repete, em sabores, aquilo que se apresentou em aromas no nariz. Fim de boca marcado por morango, framboesa e caramelo! Persistência 20+
Apresenta a elegância dos vinhos da Rioja espanhola. Sua presença aromática é certamente similar, mas no palato é que se percebe a maior contribuição que esta casta aporta aos tintos desta DOCa. Que corpo... Elegância e suavidade. Seda pura!
Sozinho ou com comida? Não importa como, desde que ele esteja presente.
Carnes vermelhas, como o T-bone steak, rubro e suculento, desta ocasião, serão companhias certeiras. Mas aquela lasanha do domingo, ou aquele risoto de funghi do sábado à noite, ou ainda o charuto de folha de uva (com a presença terrosa do cominho), de qualquer dia afortunado da semana, serão companhias certeiras.
Sozinho? Festa!
Vida longa pela frente. Em alguns anos perderá a alegria da juventude, mas ganhará em complexidade e austeridade.
PS: Desafortunadamente, a importadora não cuidou para que o vinho chegasse às minhas mãos com rótulo e contra-rótulo perfeitos, como o vinho merece. Motivo pelo qual lhe dedico o crédito da foto acima. By the way, verdade seja dita, procure pelo marcador abaixo e verá que os seus rótulos, aqui provados, sempre surpreenderam positivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário