segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pazo Barrantes 2006: Albariño e Bacalhau, tudo a ver!

Elaborado por Pazo de Barrantes, uma vinícola do grupo espanhol Murrieta, este varietal Albariño estagia por 5 meses em barricas de carvalho. 13% vol álc.

Amarelo dourado, límpido e brilhante.

Nariz com marcante presença de frutas brancas, amarelas e cítricas, complementadas por uma nota vegetal. Desfilam banana, maçã, manga, pêssego e maracujá.

Redondo passo por boca, marcado por muito frescor e médio corpo. Palato é marcado por limão siciliano, maçã e notas vegetais. Final de boca longo. 15+

Ainda com alguns anos pela frente (se bem conservado), este galego das Rías Baixas, me apresentou duas novas situações:

* Os vinhos brancos, em condições adequadas de elaboração e armazenamento, envelhecem bem e ganham muito em complexidade.

* Se barricados e de bom corpo, os brancos são excelente opção para acompanhar o bacalhau da semana santa - e do ano inteiro!

Nesta sexta-feira especial, acompanhou duas preparações de bacalhau: escondidinho (com purê de mandioquinha e cobertura de catupiry) e postas assadas ao azeite com tomates e aspargos. Combinou com os dois. Encarou a untuosidade e a diversidade aromática do escondidinho, criando um conjunto elegante e amplo. Ao lado das postas, seu frescor suavizou a sensação de "mar concentrado" a cada bocado do peixe salgado.



Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...